Por que eu não recheio cupcakes?

Olá! 🙂 

Agora com o contato mais direto com o público na cafeteria, tenho observado quando alguém vem procurar por cupcakes que a primeira pergunta que fazem é: tem recheio do que? 

E nossa resposta (quase 99%) das vezes é: Não tem recheio nenhum.

Mas isso começou a me “incomodar”, e hoje quero explicar porque.

Basicamente, porque tradicionalmente, cupcakes não são recheados! Nos Estados Unidos, onde os cupcakes se popularizaram primeiramente, é muito raro vc encontrar cupcakes recheados. Quando morei lá, mesmo os cupcakes de mercado não vinham recheados. O cupcake é um bolinho pequeno, uma porção pequena, e não faz sentido recheá-los.

Outro motivo que não costumo rechear cupcakes é pelo fato da massa e da cobertura serem tão gostosas, que seria um pecado recheá-los e quebrar a harmonia maravilhosa entre a massa e a cobertura.

Eu já comi muito cupcake por aí. Desde “cupcake brinde”, até cupcakes de R$7,50 de lojas famosas. Minha observação crítica foi de que alguns cupcakes levam recheio pois essa é a única parte boa do cupcake!! A massa é uma coisa sem gosto nenhum e borrachenta, a cobertura, feita com emulsificante (para render bastante) e com um gosto danado de aromatizante e corante, a única coisa que sobra é um recheio de brigadeiro ou doce de leite (comprado) que as vezes salva o pobre bolinho… Cupcakes mais caros normalmente tem massas melhores, mas as coberturas, na minha humilde opinião, ainda ficam a desejar… 

De tudo que já li, estudei, testei e provei de cupcakes, aprendi uma coisa: a massa tem que ser leve, suuuper fofa e muito saborosa!! Por isso, invisto muito em técnica e ingredientes de primeira qualidade, como manteiga, chocolate belga, entre outros. Alguns cupcakes que faço tem a massa tão delicada que chegam a se desmanchar se vc pegá-los com uma mão mais pesada… 

_MG_7888-ok  Na foto ao lado: Cupcakes Piña Colada.

Outro motivo que não recheio cupcakes é pela cobertura. Já comentei que não uso margarina em nenhum dos doces que faço, e gordura vegetal hidrogenada (ou gordura trans), menos ainda. Mas muita gente usa isso como base para cobertura de bolos e cupcakes. Então além de não ser nada saudável, a qualidade do sabor também não será a mesma. Se faço buttercream, uso manteiga mesmo. Se faco ganache, uso chocolate de verdade e não chocolate hidrogenado ou fracionado. Se uso chantilly, é com natas batidas, e não misturas prontas. Se banho a cobertura, como no caso dos cupcakes nhá-benta ou hi-hat, é no chocolate de verdade, temperado, para não derreter depois e garantir o sabor. 
Sempre que possível, uso aromatizantes naturais. Faço meu próprio extrato de hortelã, meu próprio extrato de baunilha, ou uso pastas e concentrados de frutas (e não de açúcares+aromatizantes) de primeira qualidade, daqueles que vc pode mesmo ver o pedaço das frutas. 

Depois de todo esse trabalho, será mesmo que esse cupcake vai precisar de algum recheio? 🙂

Exceção a regra, é o cupcake torta de limão. Pois toda torta tem um recheio, não é verdade? Mas não é um recheio qualquer, obviamente 🙂 é um levíssimo creme de limão siciliano, ou lemon curd. Então, no meio de uma massa de baunilha fofíssima, vai esse creme sensacional, coberto com merengue tostado, como toda tradicional torta de limão 🙂

Sei também que essa história de rechear cupcakes é uma coisa muito cultural daqui do Brasil. Nós brasileiros normalmente gostamos de tudo bem recheado, bem melecado, com sabor marcante e bem doce. Também sei que essas coisas não se mudam de uma hora para outra. 

Então, para você que ainda não provou nossos cupcakes porque eles não tinham recheio, agora conhecendo um pouquinho mais da história desse bolinho, que tal provar nossos cupcakes sem recheio? 🙂 

Garanto que vc não vai se arrepender! 

_MG_7933-ok  Na foto ao lado: Cupcake de chocolate belga com cobertura de buttercream de cereja

 

Advertisements

3 thoughts on “Por que eu não recheio cupcakes?

  1. Tá certíssima! Os cupcakes estão muito doces e artificiais, principalmente aqueles de festas infantis, que tem pasta americana, argh!!! Nem as crianças gostam de algo tão artificial e doce!
    Fiquei muito tentada com o cupcake de chocolate belga com buttercream de cereja!!!! 😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s